Editorial

Autores

  • EDITORIA

Resumo

Tem sido de grande proveito esta fase inicial de atividades na ESMAFE-5ª. Instituída para converter-se em veículo destinado ao aperfeiçoamento da Magistratura Federal, a Escola não tem fugido a esse objetivo. Durante estes primeiros três anos, tem-se convertido em braço auxiliar do Tribunal na realização e coordenação de encontros, seminários, congressos, cursos e treinamentos, envolvendo não apenas a Magistratura, mas também o pessoal auxiliar.
Além dessa função, que a ESMAFE tem desempenhado com desenvoltura, inclusive ampliando o ambiente de cursos do próprio Tribunal, aqui se instalou um sistema de apoio aos concursos para a Magistratura Federal da 5ª Região. Dessa forma, a Secretaria Executiva da Escola foi convocada a coordenar administrativamente os trabalhos das duas últimas comissões de concurso, incluindo a realização dos cursos de Preparação para a Magistratura e dos de Iniciação à Prática da Magistratura, estes últimos realizados após a nomeação dos novos Juízes.
Durante o ano de 2002, a par de todos esses trabalhos que vem empreendendo, a Escola estruturou e ministrou um curso de Redação Jurídica destinado a assessores e servidores que trabalham diretamente com o texto jurídico e abriu espaço para o Escritório de Qualidade, com cujos trabalhos tem igualmente colaborado.
Quanto à Revista, este é o seu número 04. Ainda não foi possível a periodização quadrimestral pretendida, mas esse objetivo será certamente alcançado ainda nos próximos meses. Dando este número à publicação, a editoria já dispõe de material e recursos para o número 05.
Toda a vivência destes três primeiros anos tem servido para caracterizar a ESMAFE como um centro de desenvolvimento de recursos humanos, naturalmente voltado para toda a 5ª Região. Este parece ser o futuro da Escola, que, por tal razão, abandonou o modelo convencional dos cursos preparatórios para as carreiras jurídicas, abertos para o grande público. Sua vocação parece ser a de voltar-se para o público interno, a Magistratura e carreiras auxiliares.
É provável que, na próxima edição da Revista, uma nova estrutura da ESMAFE, tendo em conta essa sua vocação, seja revelada, para conhecimento de toda a comunidade da 5ª Região.
Recife, dezembro de 2002.
A EDITORIA

Downloads

Publicado

2002-12-20

Edição

Seção

Editorial