PUBLICIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO E LIBERDADE DE CONTRATAR

Autores

  • João Luis Nogueira Matias

Resumo

SuMÁRIO: I. Colocação do problema. 2. Transformações do Direito Privado. 2.1. O fenômeno da descodificação. 3. Limites à liberdade de contratar. 3.1. Inserção de cláusulas atípicas em contratos típicos e pactuação de contratos atípicos. 3.2. Ordem pública e bons costumes. 4. Princípios sociais dos contratos. 4.1. Princípio da socialidade. 4.2. Princípio da eticidade. 4.2.1. Princípio da boa-fé. 4.2.2. Princípio da justiça contratual. 5. Conclusões.

Biografia do Autor

João Luis Nogueira Matias

Professor Doutor da Universidade Federal do Ceará. Juiz Federal da savara/Seção Judiciária do Ceará.

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Publicado

2019-09-10

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Artigos