MERCOSUL

TRIBUNAL SUPRANACIONAL E INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA

Autores

  • CASTRO MEIRA

Resumo

Embora todos conheçam os percalços vivenciados pelo processo de integração latino-americano, não há dúvidas de que o Mercosul representou um passo da maior importância. O jurista de nossos dias não pode alhear-se a um fenômeno de tão grande importância. Cabe-lhe um papel essencial na construção de novas estruturas, elaborando novas formas de solução de conflitos, criando novos institutos jurídicos. O grande desafio não é mais a assimilação das velhas instituições, mas a criação de novas formas de pensar e de institutos jurídicos, conceitos e princípios que atendam aos reclamos dos novos tempos.
A caminhada em busca da integração exige a revisão de alguns conceitos. Entretanto, faz-se mister conciliar tais mudanças com a preservação de valores básicos, como os da cidadania e a dignidade da pessoa humana, fundamentos indispensáveis à construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com a redução das desigualdades sociais e regionais, como preconiza o Título I da Constituição Federal.
Dentro dessa moldura, serão feitas algumas reflexões sobre nosso processo de integração e sobre a possibilidade de instituição de um tribunal supranacional, como a Corte de Luxemburgo, na União Européia.

Biografia do Autor

CASTRO MEIRA

Juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Diretor da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região

Downloads

Publicado

2001-07-20

Edição

Seção

Artigos